Durante o ano letivo de 2017 os alunos das escolas públicas de Tanabi participaram da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática.
Os alunos da Escola Municipal “José Serafim da Silva” classificados para a 2ª fase da Olimpíada tiveram a oportunidade de participar gratuitamente do Projeto “OBMEP na Escola”, com aulas aos sábados na E. E. “Padre Fidélis” em 2017 e, em 2018, com aulas as terças-feiras na E. M. “Ganot Chateaubriand” (já em preparação para a OBMEP 2018). Este Projeto é oferecido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em parceria com a UNESP/IBILCE (Universidade Estadual Paulista de SJRP), com aulas ministradas pela Professora Glauce Cristina Furtado e coordenação da Profª Doutora Aparecida Francisco da Silva.
Os alunos medalhistas, matriculados em escolas públicas em 2018, participam do 13º PIC - Programa de Iniciação Científica Jr.. O PIC é um programa que leva os alunos a entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seus conhecimentos científicos e preparando-os para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os participantes recebem material didático e um auxílio financeiro (bolsa mensal) oferecidos pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC).
Parabenizamos a todos os alunos participantes da OBMEP, em especial aos medalhistas.
O aluno Matheus Pinheiro Delfino, medalha de ouro entre os 500 melhores alunos de escolas públicas do Brasil, participou do “Encontro de Medalhistas e Premiação da OBMEP 2017”, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto de 2018, com todas as despesas pagas pela OBMEP, na cidade ao Rio de Janeiro. O aluno ficou hospedado no Windsor Marapendi Hotel na Barra da Tijuca e sua premiação ocorreu durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018, no Centro de Convenções Riocentro.
Já o aluno Matheus Garcia da Silva, medalha de bronze entre os melhores 4.500 alunos, também de escolas públicas, do Brasil recebeu sua premiação em uma “Cerimônia de Premiação da OBMEP 2017” na UNESP/IBILCE de São José do Rio Preto, no dia 18 de agosto de 2018.
Pelo fato dos alunos da Escola Municipal “José Serafim da Silva” terem sido medalhistas na OBMEP 2017, a Unidade Escolar também foi premiada com um Kit de Material Esportivo, no qual a diretora Thalita Longo esteve representando a escola.
A Equipe Gestora da E.M. “José Serafim da Silva” agradece e parabeniza os alunos medalhistas, seus familiares e às professoras Simone Lopes Estrela Moraes e Glauce Cristina Furtado pela dedicação em ensinar e incentivar nossos alunos à obterem estas conquistas.
Matéria: Equipe Gestora da E. M. “José Serafim da Silva”