A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa endêmica nas florestas tropicais das Américas e da África causando surtos esporádicos ou epidemias com impacto para saúde pública. O vírus da febre amarela pertence ao gênero Flavivírus,a transmissão ocorre em dois ciclos distintos: urbano e silvestre.
- No ciclo urbano, a infecção ocorre diretamente, a partir da picada do Aedes aegypti, sendo o próprio homem infectado propagador do vírus na população.
- No ciclo silvestre, os mosquitos são transmissores e reservatórios do vírus, ao contrário dos primatas não humanos (PNH), apenas hospedeiros amplificadores do vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi informa que em nossa região, continua a vacinação normalmente, sem alterações no calendário. Todos os ESFs e Unidades Básicas permanecem com disponibilização da vacina da Febre Amarela em suas salas de vacina, no seu horário normal de funcionamento.
O esquema Vacinal permanece:
- Dose Subcutânea, 0,5 ml, com dose única na vida, ou seja, se o paciente já tem uma dose (independente de quando foi feita), já é considerado imunizado, não havendo necessidade de realizar outra dose.
- Mesmo que o paciente vá viajar para locais que estão tendo casos positivos para a doença, se ele já tem uma dose de vacina, não há necessidade de realizar outra.
- Lembrando que a vacina de Febre Amarela está contra indicada para gestantes e/ou puérperas que estejam amamentando.
Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde
Colaboração na Matéria - Adriana Paula de Oliveira Gasques - Enfermeira da Vigilância Epidemiológica