Imprimir Postagem
Tanabi participa da oficina preparatória para a Operação Estiagem

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com as Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros realizaram hoje em São José do Rio Preto, a Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE). Esta Oficina oferece treinamento para 422 brigadistas municipais contando com os municípios de Tanabi, Bálsamo, Mirassolândia e Cosmorama, visando trabalhos da Operação Corta Fogo 2019. O intuito é preparar os municípios para lidarem com o período de seca, em que são registrados altos índices de queimadas.

Tanabi esteve representada pelo Prefeito Municipal, Norair Cassiano da Silveira, pelo Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Orlando Escriboni Neto, pelo Diretor de Trânsito, André Luis Fabri, pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Tanabi, Subtenente de Oliveira e pelos responsáveis pelo caminhão pipa do município João Miguel e Wanderlei.

Nessas oficinas que acontecem em todo o Estado de São Paulo, são abordados temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para a decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, além do uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, sendo que tais fatores fazem parte do Programa Município Verde Azul, que tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Além da preparação na oficina, os servidores também pedem a ajuda da população na prevenção de incêndios. Algumas pequenas atitudes podem evitar grandes estragos, como jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimentos; assim como não soltar balões que, além de crime, pode provocar acidentes aéreos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas.

 

Comunicação - Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

 

 

Palavras-chave

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Cidade