O mês de setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo.
Através de um levantamento de dados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), entre janeiro de 2017 à setembro de 2018, foi identificado que o município de Tanabi tem um número alarmante de tentativas de suicídio (89 casos).
A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, Escolas Estaduais e Particulares estão desenvolvendo neste mês setembro ações para conscientização e prevenção do suicídio, o trabalho será realizado com rodas de conversas com diretores, coordenadores e professores para orientações e esclarecimentos de dúvidas. Os trabalhos com os alunos serão realizados através de palestras com o tema "Valorização da Vida".
Estão sendo feitas reuniões com líderes religiosos de Igrejas e templos, no qual está sendo solicitado a abordagem sobre os temas "suicídio e valorização da vida" durante as missas, cultos ou reuniões.
Palestras em Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos serão realizadas até o final deste mês, para a explanação do tema.
Os agentes comunitários de saúde passarão por um processo de matriciamento, no qual terá o objetivo de treinar os profissionais de saúde no manejo com a sociedade promovendo ações preventivas nesta temática.
Para a Secretaria de Saúde Rosana Gonzalez o fator prevenção é fundamental, sendo também um dos pilares da atenção básica em saúde.
Comunicação - Secretaria Municipal de Saúde