Secretaria de Agricultura de Tanabi realizou curso de capacitação profissional de sangria em seringueira

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tanabi e a Prefeitura Municipal, realizou nos dias 07, 08 e 09 deste mês, mais um curso de capacitação profissional de Sangria em Seringueira. As aulas foram ministradas por técnicos do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato Rural de Tanabi, capacitando 17 novos sangradores para o mercado de trabalho.

Durante os três dias os alunos receberam informações teóricas e também praticaram técnicas devidamente apropriadas para extrair o látex, que é usado na produção de borracha natural.

Participaram do curso, profissionais da área e pessoas com desejo de novos conhecimentos para o mercado de trabalho.

Segundo o Secretário de Agricultura, Orlando Escriboni Neto, a finalidade do curso é transferir noções de prevenção, reconhecimento e controle das principais doenças que atingem o seringal, além da prática de abertura de painéis, sangria e regularidade.

A sangria é uma das práticas mais importantes da heveicultura, pois determina a vida útil do seringal e a produtividade, respondendo pela maior parte dos custos totais da borracha produzida. É importante saber que a vida útil de um seringal depende, basicamente, da qualidade do trabalho de sangria, sendo necessários conhecimentos sobre frequência de corte, profundidade e inclinação, fatores que definem e qualificam o trabalho do sangrador e a produtividade do seringal”, disse Orlando.

Este treinamento de sangria em seringueira foi direcionado para pessoas que precisam do emprego imediato e que tenham disponibilidade. Os produtores estão em plena expansão aumentando suas plantações, abrindo uma demanda de trabalho, e o curso teve como objetivo ensinar as técnicas apropriadas para a mão de obra especializada.

Comunicação - Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tanabi

11/10/2019