Secretaria da Saúde de Tanabi participou do simpósio “SP no Enfrentamento da Febre Amarela”

O simpósio “SP no Enfrentamento da Febre Amarela”, organizado pela Secretaria da Saúde de São Paulo, reuniu diversas autoridades e profissionais de saúde na última segunda-feira (05) na capital. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Rebouças e teve como objetivo debater o atual cenário da doença no Estado.

De Tanabi, participaram do evento, o Prefeito Norair Cassiano da Silveira e a Gerente do ESF Newton Cucolicchio, enfermeira Rosilene Lopes, ambos representando a Secretaria Municipal de Saúde da Tanabi.

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, David Uip, ressaltou a importância das políticas públicas na prevenção da febre amarela. Uip destacou a parceria firmada entre o governo federal, estadual e municipal no combate e controle da doença.

“Aqui no Estado de São Paulo, nós conseguimos organizar um pacto para dividir as funções com objetivos comuns. A partir dele, é possível fazer um trabalho de campo e o monitoramento de confiança da doença”, afirmou o secretário.

Além de Uip, o simpósio contou com a presença do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde/ SVS/M, Adeilson Loureiro Cavalcante, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Cármino Antonio de Souza, e o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara.

Um dos palestrantes, o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, apresentou um mapeamento histórico da doença no Brasil e como ela chegou ao Estado de São Paulo. “Nós começamos a perceber o caminho que o vírus percorria até chegar aqui. Isso foi fundamental para que nós criássemos políticas de prevenção contra a doença em áreas de risco antes mesmo de começar os surtos”, disse.

No período da tarde, foram abordados a assistência nos casos de febre amarela e vacinação. O evento foi finalizado com uma mesa de debates com perguntas dos convidados abertas aos palestrantes.

Comunicação – Secretaria Municipal da Saúde

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo