Saúde divulga balanço do “Julho Amarelo”: Mês de combate as Hepatites Virais

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje um balanço das ações realizadas durante o mês de Julho, referentes à campanha “Julho Amarelo”, mês de combate as Hepatites virais.

Em nosso município a campanha foi realizada até o dia 24, e foram realizados 155 testes para a detecção das hepatites B e C. Através destes testes foram constatados 1 caso positivo de hepatite B e 1 caso positivo de hepatite C.

Existem vários tipos de hepatites, e são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. No Brasil, as mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. A doença é silenciosa.  O vírus prejudica o fígado, podendo levar à cirrose e ao câncer.

Prevenção

A melhor forma de prevenir as doenças é com a Vacinação, disponibilizada na Rede Pública. Outros cuidados como, a utilização de preservativos em relações sexuais e a higiene adequada pessoal e de alimentos, ajudam a evitar o contato com o vírus.

Outra dica importante, jamais compartilhe seringas, agulhas, laminas de barbear, alicates de unha, ou qualquer outro objeto que possa perfurar ou cortar a pele.

Faça consultas e exames de rotina, fique a tento a sua saúde.

Comunicação - Secretaria Municipal de Saúde