Saúde de Tanabi realizou no último sábado o Dia D contra gripe

O Ministério da Saúde está realizando a 21º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 31de maio de 2019.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi realizou no último sábado, dia 04 de maio o dia “D” de mobilização.

“A vacina da gripe leva de duas a três semanas para surtir efeito. Esse é o tempo que o corpo precisa para, a partir da vacinação, produzir uma boa dose de anticorpos contra o vírus influenza antes do inverno chegar, quando aumenta o número de casos de pessoas com a doença. É importante que a população esteja atenta à necessidade de se prevenir. O quanto antes as pessoas se vacinarem, melhor e mais protegidas estarão”, explicou Soraya Carvalho, Secretária Municipal de Saúde em Tanabi.

O que é a influenza

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa são trivalentes, que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes. A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi em 2019 tem a meta de vacinar pelo menos de 90% dos grupos prioritários:

• Crianças entre seis meses e menores de cinco anos
  •  Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
  •  Trabalhadores da saúde
  • Pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos
  •  Pessoas com 60 anos ou mais
  •  População prisional e os funcionários do sistema prisional.
  •  Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas
  •  Professores das escolas públicas e privadas

Até o dia 31 de maio, ocorre a vacinação de todos os grupos prioritários e, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes.

Procure um posto de vacinação mais perto de sua casa e previna-se!

Adriana Paula de Oliveira Gasques

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SMS Tanabi