SAAT dá dicas e orientações de como economizar evitar o desperdício de água

Neste momento, onde enfrentamos a falta de chuvas, o consumo de água aumenta, assim como o desperdício. No entanto, é possível economizar seguindo algumas dicas.

O SAAT – Serviço Autárquico Ambiental de Tanabi, através das contas de Água e dos meios de comunicação da Prefeitura Municipal, está lançando uma campanha que visa orientar a população a economizar e evitar o desperdício de água.

Estas ações simples fazem toda a diferença:

• Feche a torneira enquanto escova os dentes.
  • No banho, por exemplo, o ideal é fechar o registro ao se ensaboar e tomar banhos de até cinco minutos.
  • Ao lavar calçadas e quintais, adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira.
  • Não jogue lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.
  • Na cozinha, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Feche para ensaboá-los e só abra novamente para novo enxágue.
  • Cuidado com torneiras mal fechadas ou que precisam de reparos. Apenas gotejando ela desperdiça 46 litros de água por dia.
  • Se houver sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.
  • Outra dica importante é usar um regador para molhar as plantas, em vez da mangueira.

A Organização das Nações Unidas aponta que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia, para atender suas necessidades de consumo e higiene.

Porém, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.

Comunicação - SAAT – Serviço Autárquico Ambiental de Tanabi