Prefeitura de Tanabi e ITESP iniciam levantamento topográfico para regularização do bairro Sitio do Estado

Relembrando

No dia 31 de janeiro de 2017, o analista e gestor do Convênio pela Fundação ITESP, Wladimir Pereira de Andrade Filho e o engenheiro agrimensor, Milton Heitor Gerardi Urban, estiveram em nossa cidade para dar inicio a regularização fundiária dos terrenos e residências localizadas no bairro Sitio do Estado. Desta e de outras visitas que aconteceram, foi elaborado um projeto técnico.

No dia 26 de junho de 2017, em audiência realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a Presença do Governador Geraldo Alckmin, o diretor executivo do ITESP, Marco Pilla, entregou ao prefeito Norair o diagnóstico fundiário e trabalho técnico já concluído. Este documento considerou o bairro como área de interesse social.

Dia 28 de setembro de 2017, Tanabi recebeu a visita do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, Dr. Márcio Fernando Elias Rosa. Na ocasião, o Secretário e o prefeito Norair assinaram o convênio entre a Fundação ITESP e Prefeitura, dando assim mais um passo para o início dos trabalhos de regularização fundiária do bairro.

Na semana passada, dia 14 de janeiro, em São Paulo, o Governador assinou o documento que autoriza a doação das terras pertencentes a USP – Universidade do Estado de São Paulo, ao município de Tanabi. Com a formalização da permuta, a área será transferida ao município para ser regularizada.

De agora em diante

Na última quarta-feira, dia 21, a Prefeitura em parceria com a Fundação ITESP, inicio os trabalhos de levantamento topográfico.

O Supervisor do GTC-Fundiário de Presidente Prudente, Wildmar Antunes e o Analista e Gestor do Convênio pela Fundação ITESP, Wladimir Pereira de Andrade Filho, estiveram reunidos com o prefeito Norair, a secretária de Obras do Município, Cecília Nissida e o Arquiteto, Henrique Dimas Miziara, para colher informações e mapas que serão utilizados nos estudos.

No levantamento será feito um mapeamento completo dos limites do bairro, além da situação interna dos lotes e de equipamentos públicos, como iluminação, rede de água, rede de esgoto e etc.

Norair destacou a oficialização do trabalho de mapeamento, uma das etapas, que vai permitir a entrega do título de legitimação de posse aos moradores do Sitio do Estado. “A regularização dos lotes vai levar tranquilidade aos moradores que há décadas esperam ter os documentos de propriedade de suas casas, ressaltando que a medida é de caráter social e vai beneficiar cerca de 450 famílias, com os trabalhos sem custo aos moradores” completou.

O Prefeito também pediu a colaboração da Câmara de vereadores, pois no decorrer dos trabalhos, que a equipe do ITESP estará realizando, serão enviados a casa de lei, projetos referentes a regularização do bairro. “Toda a Lei que será enviada a Câmara Municipal de Tanabi, virá diretamente do ITESP, serão leis com referencia as federais e estaduais já existentes. O ITESP realiza a regularização de terras em todo o estado e as leis seguirão os modelos já implantados em outras localidades. Caberá a Câmara dar agilidade neste processo, pois devemos lembrar que as famílias do bairro esperam há anos por esta documentação”, finalizou.

Segundo o que informou o supervisor do GTC-Fundiário de Presidente Prudente, Wildmar Antunes, uma comissão presidida por um servidor do estado será formada e acompanhará todo o processo analisando caso a caso.

Wildmar tranquilizou a população do bairro. “Os moradores do Sitio do Estado podem ficar tranquilos, pois cada passo que for dado estaremos informando. Em breve estaremos realizando reuniões e nelas explicaremos todo o processo e como será feito. Nossa equipe já tem disponibilizado pela Prefeitura um local onde estaremos montando nosso escritório de atendimentos. Agora começaremos com o levantamento topográfico o próximo passo será informado a população em breve”, completou Wildmar.

Comunicação – Prefeitura Municipal de Tanabi

23/02/2018