Prefeitura de Tanabi confirma o 1º caso de sarampo na cidade

A Prefeitura Municipal de Tanabi confirmou nesta quarta-feira (17) o registro de um caso de sarampo, ocorrido em setembro. Segundo a secretária de Saúde, Rosana Gonzalez, a criança teve os primeiros sintomas no dia 19/9, com o primeiro resultado inconclusivo e o segundo resultado, que saiu ontem (16), positivo.

“Não existe mais riscos de transmissibilidade por parte desta criança. Os períodos de incubação e transmissão estão entre 7 dias antes e depois dos primeiros sintomas”, disse Rosana.

A secretária informou também, que foi realizado o trabalho de bloqueio de transmissão no momento em que se ocorreu a notificação de suspeita. Foi realizada uma reunião com a diretoria e professores da Creche em que a criança frequenta e feito à vistoria em todas as carteirinhas de vacinação dos demais alunos.

A criança contraiu a doença com 8 meses de idade. No calendário de vacinação do estado de São Paulo a primeira vacina da tríplice viral é administrada a partir de 1 ano de vida. A família informou que a criança teve contato com parentes de outra cidade dias antes de ter início dos sinais e sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra a vacina tríplice viral é encontrada em todas as unidades de saúde do município. Pessoas com idade entre 1 a 30 anos, tem que ter registrada na carteirinha de vacinação, 2 doses da vacina. Pessoas com idade acima dos 30 anos até 59 anos, somente 1 dose.

A vacina tríplice viral previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde