Participe da campanha

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi realizará a “Campanha Julho Amarelo”, a qual visa conscientizar a população acerca da importância de prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que é comemorado em 28 de Julho. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A, B, C, D e E).

Do dia 16 a 24 de julho, algumas unidades de saúde do nosso município, realizarão os testes rápidos para hepatite C.

Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, muitas pessoas podem ter se contaminado no passado e não saber que são portadoras do vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso é recomendado à realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

Procure uma unidade de saúde e faça seu teste. As unidades que estarão realizando os exames são:

• ESF Manuel Alves, Rua Antônio Rodrigues dos Santos - Nova Tanabi, segunda-feira, dias 16 e 23 ás 13h30min.
  • ESF Newton José Cucolicchio, Rua Sebastião José da Gama, nº 31 - Boa Vista, sexta-feira, dia 20, ás 13h00min.
  • ESF Osvaldo FedericoRua Lopes Moreno Lopes – Jardim Centenário, quarta-feira, dia 18 e sexta-feira, dia 20, ás 13h00min.
  • Centro de Especialidade, Rua Capitão Daniel da Cunha Moraes, 326 - Centro, terça-feira, dias 17 e 24, dás 8h00min ás 11h00min.

Para fazer o teste é necessário levar um documento de identificação.

Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi