Leishmaniose Visceral Canina

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi,  em parceria com Instituto Adolfo Lutz, implantou a sub-rede de laboratório de Leishmaniose canina no município.

Após a supervisão da visita técnica do IAL, iniciamos o inquérito censitário Canino com a meta de 40 exames por mês. O trabalho deu inicio pelo bairro de Ecatu, e após, daremos continuidade a todo o município. O responsável Técnico do Laboratório municipal é o veterinário Dionezio Alves Oliveira.

Lembrando que, a Leishmaniose Visceral é uma zoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania e transmitida pelo inseto flebotomíneos aos animais. Ao infectar humanos considera-se uma antropozoonose.

Comunicação - Adriana Paula de Oliveira Gasques (Enfermeira de Vigilância Epidemiológica da SMS)