Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus de Tanabi se reuniu nesta quarta-feira 27

O Comitê Municipal de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus se reuniu na manhã desta quarta-feira (27) para anunciar o que vem sendo realizado até agora e também as novas ações.

Participam deste Comitê o Prefeito Municipal, Norair Cassiano da Silveira, a Secretária de Saúde, Soraya Carvalho, representantes da Saúde no município e vários órgãos e entidades públicas e privadas.

Segundo a Secretária Soraya, as seguintes medidas já colocadas em prática são:

• Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual: Protetores Faciais, 08 Termômetros Digitais Infravermelhos, Macacões Impermeáveis (Sepultador), Luvas, Aventais Impermeáveis e TNT, Máscaras Cirúrgicas e N95 e PPF2 e Óculos.

Foram debatidas também as questões sobre a transmissão comunitária, fase em que o município já se encontra, e testes rápidos que já estão sendo realizados no município.

A Secretária Municipal de Saúde informa o novo público alvo para o PCR:

• Profissionais da Limpeza Pública
  • Profissionais do Transporte Público
  • E Condições Especiais como: Diabetes, Doença Cardíaca, Pulmonar, Neurológica, Obesidade (IMC> 30), Renal Crônico, Imunodeprimidas, Gestantes de Alto Risco e Instituições Fechadas.

Lembrando que em todos os casos deve ser seguido o Critério Epidemiológico, ou seja, as pessoas devem apresentar os sintomas para a testagem.

Nesta reunião a Secretaria da Saúde apresentou o Plano de Contingência do COVID 19. Um Plano de Contingência tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas em virtude da pandemia que enfrentamos. Lembrando que ele é ajustável conforme as mudanças.

Finalizando, o Prefeito Norair anunciou uma reedição de decreto proibindo partidas e campeonatos de futebol e futsal no município e aglomerações em áreas de lazer. Será proibida a realização de churrascos nestes locais e a aglomeração de mais de 04 pessoas depois das 10h da noite. Com este decreto a policia militar e a fiscalização da Prefeitura terá respaldo para as autuações.

Norair informou também que a Vigilância Sanitária começará a autuar (multar) os bares que insistem em desrespeitar as orientações municipal e estadual. Segundo ele o desrespeito é grande, várias denúncias cegam diariamente até a Vigilância e medidas mais duras terão que ser aplicadas.

FIQUE EM CASA

O Comitê reforça o pedido para que a população FIQUE EM CASA, saindo de suas residências em casos de extrema necessidade, o DISTANCIAMENTO SOCIAL continua sendo extremamente necessário para o enfrentamento e combate ao vírus;

A fiscalização continuará exercendo sua função de forma efetiva aplicando as devidas notificações para que seja cumprido o que foi decretado;

QUE ESTAS RECOMENDAÇÕES DE HIGIENE SEJAM SEGUIDAS:

·         Usar álcool gel (70%)

·         Higienizar todos os ambientes de circulação e intensificar a lavagem das mãos;

Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde

27/05/2020