Começa neste sábado, dia 04, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Começa neste sábado, dia 4, e vai até o dia 31, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo, tendo como dia de divulgação e mobilização o dia 04 e o dia 18 de agosto. Estas estratégias têm como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

No que se refere à poliomielite, esta é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O sarampo é uma doença viral aguda com alto potencial de transmissibilidade e que pode cursar com complicações graves como pneumonia, encefalite, otite média, laringotraqueobronquite.

A Secretaria Municipal de Saúde tem a meta de vacinar 1300 crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29dias de idade, indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.

Na operacionalização da campanha todas as crianças, deverão comparecer a um posto de vacinação com a caderneta para que seja avaliada e registrada a dose, de acordo com a situação encontrada.

Lembrando que todos os ESFs estarão abertos das 8:00 às 17:00hs.

Comunicação - Adriana Paula de Oliveira Gasques - Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde