O Ministério da Saúde lança a 21º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31de maio de 2019, sendo o dia D 04 de maio, o dia mobilização nacional.
A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa são trivalentes, que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes. A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi em 2019 tem a meta de vacinar pelo menos de 90% dos grupos prioritários:
- Crianças entre seis meses e menores de cinco anos
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos
- Pessoas com 60 anos ou mais
- População prisional e os funcionários do sistema prisional.
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas
- Professores das escolas públicas e privadas
No período de 10/04 a 19/04: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes.
No período de 22/04 a 31/05, vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes.
Adriana Paula de Oliveira Gasques
Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SMS Tanabi
Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde