10ª Edição do Circuito SESC de Artes passa por Tanabi com intensa programação cultural gratuita

No dia 20 de abril, sexta, município recebe show, espetáculo de circo e de dança e diversas intervenções artísticas livres para todos os públicos

 

De 6 a 22 de abril, o SESC São Paulo realiza o Circuito SESC de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a decima edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos.

 

São cerca de 600 horas de programação, com apresentações realizadas em praças e ruas, nesse evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

 

Em Tanabi, o Circuito passa no dia 20 de abril, sexta, das 16h às 21h30min, na Praça Central Nossa Senhora da Conceição. A coordenação é do SESC Rio Preto, com a parceria da Prefeitura Municipal de Tanabi, Diretoria de Cultura e do Sindicato do Comércio de Rio Preto.

 

Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, "realiza uma programação que alcança  cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do SESC, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura". Miranda enfatiza que "realizar o Circuito SESC de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o SESC entende como um direito fundamental de todos".

O SESC SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do SESC em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.

A programação do Circuito SESC é formada por um total de 14 roteiros. Cada roteiro traz uma programação diferente e itinerante. Tanabi integra o Roteiro 10, que na região do SESC Rio Preto também passa por Fernandópolis e Votuporanga. Confira os principais destaques:

No fim de semana de 20 a 22 de abril, Fernandópolis, Tanabi e Votuporanga recebem a Companhia Treme Terra de dança, que faz uma releitura artística urbana dos rituais inspirados na mitologia dos orixás. Resgatando a cultura afro, Terreiro Urbano tem canções brasileiras e em dialeto yorubá, com acompanhamento de instrumentos e tambores tradicionais. No Laboratório de Impressão 3D: Brinquedos e Miniluminárias, os participantes são convidados a aprender como funciona uma impressora 3D, dos arquivos digitais até a produção das peças. E ao estilo “faça você mesmo”, a oficina proporciona ao público a possibilidade de criar miniluminárias com lâmpadas LED.

Unindo música e cinema, o Cinebloco, fanfarra formada há cinco anos por um grupo de músicos experientes e cinéfilos do Rio de Janeiro, é outra atração do Circuito. Com irreverência e vestidos como personagens célebres, o grupo toca temas famosos de filmes brasileiros e de Hollywood com arranjos à la brasileira.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

ATRAÇÕES

 

Circo

 

Cabaré Mundo Circus

Lucca Circus e Os Profiçççionais (SP)

A união de dois grupos de Ribeirão Preto dá origem a  uma apresentação cômica e dinâmica, com diversas técnicas do circo, incluindo algumas pouco exploradas no Brasil, como a mesa e a escada acrobáticas, e ainda girafa, acrobacia e malabarismo. O palhaço, músico e equilibrista De Lucca tem mais de dez anos de carreira; Os Profiçççionais são os artistas circenses João Marcilio, Rafael Rodrigues e André Doriana.

 

Oficina de Iniciação Circense

Lucca Circus e Os Profiçççionais (SP)

Os artistas realizam uma oficina para público iniciante de todas as idades, com técnicas circenses de malabarismo, equilibrismo de objetos, slack-line (equilíbrio em fita), portagem e acrobacia.

 

Dança

 

Terreiro Urbano

Cia. Treme Terra (SP)

Inspirado na mitologia dos orixás, o espetáculo tem coreografias e músicas do universo do Candomblé e de suas influências na cultura urbana, em uma releitura artística de como são feitos os rituais reais.  A trilha tem canções brasileiras e em dialeto yorubá, com acompanhamento de instrumentos e tambores tradicionais - atabaque, agogô, berimbau -, instrumentos de sucata e também eletrônicos.

 

Música

 

Cinebloco (RJ)

Fanfarra formada há cinco anos por um grupo de músicos experientes e cinéfilos do Rio de Janeiro. Com irreverência e vestidos como personagens célebres, eles tocam temas famosos de filmes brasileiros e de Hollywood, com arranjos influenciados por ritmos regionais, como as marchinhas de Carnaval, o frevo e o funk. Assim, a “Marcha Imperial” de “Star Wars”, por exemplo, vira o “Maracatu Imperial”.

 

Artes Visuais

 

Oficina de Calçadas

Marcos Gorgatti (SP)

Inspirado no padrão das calçadas criado pela desenhista Mirthes dos Santos Pinto para São Paulo em 1966, os participantes da oficina projetam seus desenhos para um novo piso. Com a eleição do padrão entre todas as criações, ele será transferido para os ladrilhos e montado para exibição no espaço das atividades.

 

Gabinete de Curiosidades e Habilidades:

 

Literatura


Palavra + Imagem

Cia. Alcina da Palavra (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

 

Cinema


Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 

Tecnologia e Arte

 

Laboratório de Impressão 3D: Brinquedos e Miniluminárias

DIGO Educação Maker (SP)

Os participantes da oficina são convidados a aprender como funciona uma impressora 3D, dos arquivos digitais até a produção das peças, e conhecer as muitas possibilidades dessa tecnologia. Na atividade no estilo “faça você mesmo”, os participantes ainda vão criar miniluminárias de diferentes cores e formatos e com lâmpadas LED.

 

Circuito Sesc de Artes 2018

Tanabi | 20 de abril, sexta-feira

Praça Nossa Senhora da Conceição (Área defronte à Igreja Matriz) - área central

Das 16h às 21h30. Grátis. Livre.

A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Compartilhe: #circuitosescdeartes

 

 

Comunicação – Diretoria de Cultura / Circuito SESC de Artes

 

 

Palavras-chave

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias