A Secretaria de Agricultura de Tanabi, que tem como secretário Orlando Escribone Neto, desde setembro do ano passado, vem prestando relevantes trabalhos para o município, no setor ao qual atua.
Através do LUPA - Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo, 1.300 propriedades rurais do município foram recadastradas. Através deste sistema, agora é possível obter dados de propriedades rurais, contendo informações referentes à área cultivada, tipo de culturas, população da zona rural, infraestrutura e produção agropecuária.
No mês de setembro de 2017, foi realizada a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tanabi (CMDRT). O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tanabi é um órgão consultivo, tendo seu valor relacionado a um processo geral de desenvolvimento do meio rural vinculado às diretrizes do Plano Diretor Municipal (PDM). O papel do conselho na política agrícola municipal é o de gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), integrado ao PDM, responsável pela coordenação na elaboração do plano, fiscalização, acompanhamento e avaliação das ações programadas e executadas no meio rural, com a participação efetiva dos produtores e da sociedade.
O secretário Orlando, por conhecer grande parte das propriedades e proprietários rurais do município, foi autorizado pelo prefeito Norair Cassiano da Silveira, a dar a assistência necessária à equipe que realizou o CENSO Agro 2017. O município de Tanabi é o maior da região da alta Araraquarense, e, foi o primeiro a terminar sua pesquisa. A equipe encerrou os trabalhos nesta última quarta-feira, dia 20.
A Secretaria reativou o Posto de Sementes Selecionadas junto a CAT - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Diversos Agricultores do município já foram beneficiados.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Tanabi, a Secretaria de Agricultura forneceu a assistência necessária durante a Campanha de Vacinação antirrábica 2017.
No dia da árvore, através de ofício junto as Usinas da região, a Secretaria conseguiu adquirir muda de diversas árvores nativas. Várias mudas foram plantadas, em conjunto com os clubes de serviços da cidade e com as escolas do município, através de seus professores e alunos. Mudas também foram doadas para o combate de erosões e arborização nos bairros na cidade.
Junto com o engenheiro agrônomo da Casa da Lavoura, a Secretaria fez inúmeras visitas aos proprietários rurais do município, para a verificação de fungos nas lavouras, principalmente em seringueiras.
A pedido de proprietários rurais de Tanabi foram realizadas visitas em propriedades que apresentam um grande números de erosões. Na visita os proprietários são orientados sobre o procedimento correto para o combate das mesmas.
De setembro de 2017 a fevereiro de 2018, foram realizadas 22 analises de terras, onde os proprietários foram orientados a calcarear e adubar suas plantações de milho, pasto e seringueira.
Também a pedido de proprietários rurais do município, foram feitas várias visitas em áreas atingidas por queimadas. Laudos foram feitos e anexados aos documentos de boletim de ocorrência.
A Secretaria também realiza o serviço de pluviometria dentro do nosso município. Com a ajuda quatro aparelhos de pluviômetro, instalados em pontos estratégicos, hoje se é possível fazer a média de quantidade de milímetros a cada chuva que cai. Estes dados são utilizados pelo município e pelo Estado.
Neste ano, Orlando já enviou ofício ao deputado Estadual, Itamar Borges, solicitando um trator de 140 cv para o município. Segundo o secretário, o novo trator atenderá as necessidades dos pequenos produtores de Tanabi.
Comunicação – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e meio Ambiente