Saúde de Tanabi esta realizando a semana de prevenção e controle da leishmaniose visceral

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi, através da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), esta realizando a semana de prevenção e controle da leishmaniose visceral.

Os agentes de endemias já estão percorrendo os bairros realizando as visitas casa a casa, distribuindo panfletos e orientando a população. Cartazes com orientações sobre a doença também estão sendo colocados em pontos estratégicos da cidade como; clínicas veterinárias, postos de saúde e locais de grande fluxo de pessoas.

Neste ano a ação deverá ser realizada em modalidades individuais a partir da casa de cada um de nós, realizando manejo ambiental e mutirão de limpeza nos quintais, podando as árvores e folhagens dos jardins, limpando o abrigo dos animais de estimação e cuidando da saúde deles.

O que é a Leishmaniose Visceral (LV)

A LV é uma doença grave que, se não for tratada pode levar a morte em até 90% dos casos humanos. A principal vitima são as crianças. A doença também acomete os cães.

Como a LV é Transmitida

A doença é transmitida pela fêmea do inseto, quando esta pica cães infectados e, posteriormente, pica o humanos.

Quais os Principais Sintomas e Sinais Clínicos da Doença?

Em Humanos

• Febre irregular de longa duração (mais de 07 dias);
  • Falta de apetite, emagrecimento e fraqueza;
  • Barriga inchada (pelo aumento do fígado e do baço, com o passar do tempo).

Em Cães

Os cães podem ficar infectados por vários anos sem apresentarem sinais clínicos. Estes cães são fontes de infecção para o inseto transmissor, e, portanto, um risco a saúde de todos.

A única forma de detectar a infeção nestes animais é através dos exames de laboratório específicos.

Quando os cães adoecem, apresentam principalmente os seguintes sinais clínicos

• Apatia;
  • Lesões de pele;
  • Queda de pelos, inicialmente ao redor dos olhos e das orelhas;
  • Emagrecimento;
  • Lacrimejamento (conjuntivite);
  • Crescimento anormal das unhas.

Como Tratar a Leishmaniose Visceral?

Em Humanos

Apesar de grave, a LV tem tratamento para os humanos, ele é gratuito e esta disponível na rede de serviço do sistema único de saúde.

Em Cães

O tratamento dos cães infectados não tem eficácia cientificamente comprovada no Brasil. Além disso, mesmo que os sinais clínicos desapareçam, estes animais continuam transmitindo a doença, representando um risco à saúde de humanos e de cães sadios das proximidades. Por isso, o tratamento de cães foi proibido pela Portaria Interministerial nº 1426/2008 e a realização da eutanásia é a única alternativa disponível pera que estes cães deixem de representar um risco à saúde pública, ao manter o ciclo de transmissão da LV.

O que faz o Poder Público para Controlar a LV?

• Investiga os casos suspeitos de leishmaniose Visceral Humana;
  • Garante o diagnostico e tratamento adequado dos casos humanos;
  • Realiza o controle químico do vetor, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa de Vigilância das leishmanioses;
  • Realiza exames sorológicos de cães para o diagnostico da LV;
  • Recolhe e realiza eutanásia dos cães com LV, mesmo os que não apresentem sinais clínicos;
  • Realiza atividades educativas sobre a LV.

Qual é o Dever do Cidadão no Controle da LV?

Em primeiro lugar, deve-se evitar a criação e proliferação do inseto vetor da doença, que se reproduz no meio de matéria orgânica e em criadouros de animais. Para isso deve-se:

• Evitar a criação de porcos e galinhas em áreas urbanas;
  • Manter a casa e o quintal livres de matéria orgânica, recolhendo folhas de arvores, fezes de animais, restos de madeiras e frutas;
  • Todo este lixo deve ser embalado e fechado em sacos plásticos;
  • Os proprietários de terrenos desocupados devem adotar as mesmas medidas descritas acima.

Os Proprietários de Cães Também Devem:

• Permitir o acesso das autoridades sanitárias ao seu domicilio, para a testagem dos cães e recolhimento dos que estiverem com LV.
  • E comunicar a Secretaria Municipal de Saúde caso o seu animal esteja infectado.

Recomenda-se Ainda:

• Manter o animal em ambientes telados com malha fina durante o período de maior atividade do inseto transmissor (do entardecer e ao amanhecer);
  • O uso de coleiras repelentes de insetos;
  • Adotar a posse responsável do animal, não permitindo que o mesmo fique solto nas ruas.

Lembre-se

Não trate seu cão se ele estiver com a leishmaniose visceral

O tratamento destes cães, além de ser ilegal, coloca em risco a saúde da sua família, da sua comunidade e dos outros cães.

Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi

11/08/2020