Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza

O Ministério da Saúde lança a 22º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 23 de março a 22 de maio de 2020, sendo o “Dia D” dia 09 de maio o dia mobilização Nacional.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa são trivalentes, que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes. A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi em 2020 tem a meta de vacinar pelo menos de 90% dos grupos prioritários abaixo:

• Crianças entre 6 meses à 5 anos de idade (anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com doenças crônicas / imunodeprimidos;
  • Pessoas com 55 anos ou mais;
  • População prisional e os funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas;
  • Professores das escolas públicas e privadas;

• 1 ª fase - 23/03

Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da Saúde

• 2ª fase - 16/04

Professores das Escolas Publicas e Privadas e profissionais das Forças de Segurança e Salvamento