Imprimir Postagem
Atenção! Previna-se contra a Gripe H1N1

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que até momento foram realizadas 10 Notificações de Influenza H1N1, com 6 casos confirmados da Influenza H1N1, 1 caso negativo e 3 casos aguardando os resultados.

          A meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% para os grupos prioritários, sendo que estes grupos foram estabelecidos de acordo com o informe técnico disponibilizado pelo Ministério. Lembrando que todas as unidades do município estão com as salas de vacinas em funcionamento das 07:00 hs às 17:00 hs.

          Conforme os dados das coberturas de vacinação da influenza disponível no site: http://sipni.datasus.gov.br, até o momento atingimos 50%  da vacinação em crianças de 6 meses à menores de 5 anos, 48,4% em gestantes, 53% em puérperas, 77,4 % em idosos, 85% em profissionais da educação,  77,9 % em trabalhadores da saúde e 70% em portadores de doença crônica,  apresentando uma média de 65% do total de vacinados.

           A campanha está sendo divulgada nos veículos de comunicação, como também a situação epidemiológica desta doença no município.

           Está sendo feito um trabalho intensivo para vacinação, com a mobilização de agentes comunitários de saúde, no qual estão realizando a busca ativa destes grupos prioritários para o alcance das metas e também foi realizado campanha de vacinação em 2 sábados no mês de maio.

            Aproveito para informar que o medicamento TAMIFLU, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Tanabi e na Santa Casa São Vicente de Paulo, para os casos internados e demanda de consultórios particulares ou convênios, no qual não necessitarão de receita do SUS para a retirada do medicamento.

 

Como identificar o H1N1        

A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, coriza, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga e o que diferencia para a Síndrome Respiratória Aguda Grave é a dificuldade respiratória, no qual exige a necessidade de hospitalização.

          A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

 

Prevenção

Vacinação (grupos prioritários), higienização frequente das mãos e evitar locais fechados com aglomerações de pessoas.

          A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou no dia 23 de abril e termina no dia 1 de junho de 2018.

          Solicitamos que todas as pessoas dos (grupos prioritários) que ainda não se vacinaram, procurem uma Unidade Básica de Saúde para vacinação.

           A Secretaria Municipal de Saúde esta a disposição para qualquer esclarecimento.

 

Comunicação - Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Palavras-chave

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Saúde