A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vem informar que o órgão gestor da secretaria, o CRAS e o CREAS não pararam suas atividades durante a pandemia do novo coronavirus (covid19); porém os programas não estão sendo presenciais, e sim à distância.
O órgão gestor continua com os atendimentos normais, como atendimentos do programa bolsa família, Cadastro Único, programa viva leite e auxílio emergencial.
O programa viva leite continua atendendo a todas as famílias a quem dele necessita e os leites estão sendo entregues normalmente para as famílias já cadastradas em cada posto de entrega.
O Programa Bolsa Família e Cadastro Único continuam com seus atendimentos apenas para cadastramento e recadastramento, uma vez que o governo federal suspendeu os bloqueios das famílias.
Quanto ao auxílio emergencial, a equipe do Cadastro Único está dando todo suporte para população e assim será feito até o término das parcelas.
Em média, são feitos aproximadamente 1200 atendimentos mensais para os usuários do Cadastro Único e auxílio emergencial.
CRAS
O CRAS, que é o Centro de Referência de Assistência Social, continua com o atendimento normal e segue online com os programas Ação Jovem, BPC e o S.C.F.V.
O Programa Criança Feliz é outro programa referenciado no CRAS. Atende cerca de 150 crianças de 0 a 6 anos e gestantes, que são visitadas todos os dias pelas visitadoras do programa.
Durante a pandemia as visitas estão interrompidas e o programa continua online com as mães.
Também foram entregues kits com álcool gel, guloseimas, máscaras e o kit Dr. Dentuço.
CREAS
O CREAS, que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, continua com os atendimentos emergenciais e denúncias.
Os programas como o PAEFI e L.A continuam, mas não presenciais, e sim online e com entrega de kits para os atendidos do PAEFI.
As assistentes sociais do CREAS com o apoio dos profissionais da saúde fizeram abordagem, triagem, vacinação contra a gripe e testes rápidos para o Covid19, para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
O CREAS também está oferecendo de segunda a sábado um café da manhã reforçado e almoço (marmitas) para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
ILPI (Lar São Vicente de Paulo de Tanabi)
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também está dando um apoio emergencial a ILPI (Lar São Vicente de Paulo de Tanabi) no tocante a alimentação rica em proteínas, frutas, carnes, legumes e verduras, complementos alimentares (Ensure) e outros materiais de consumo como material de limpeza, roupa de cama, mesa e banho.
A Secretaria também fez um convênio com a Santa Casa, onde foram locados (por três meses e passíveis de reprogramação para mais três meses), 2 quartos para atendimento e isolamento de idosos do ILPI (Lar São Vicente de Paulo de Tanabi) que adoecerem durante a pandemia.
Casa de Passagem (Caritas)
Estamos também atendendo durante essa pandemia a Casa de Passagem (Caritas), que atende as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
A casa de passagem abre às 17:00 horas e oferece banho, jantar, pouso e café da manhã para as pessoas em situação de rua.
A Secretaria está ajudando na alimentação com proteínas como carnes, legumes e verduras, ovos, etc. Também estamos enviando material de limpeza e foram oram comprados mantas, lençóis e toalhas de banho para a casa.
Conclusão
Podemos então dizer que a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Tanabi não parou, principalmente durante a pandemia, e mesmo sem os atendimentos presenciais dos programas conveniados continuamos com atendimento online.
Nosso lema durante a pandemia é: Distanciamento sim, mas perder o vínculo jamais!
Nossa meta é e sempre será fortalecer, ajudar e amparar cada vez mais os vinculos para com nossos atendidos.
Obrigada equipe CRAS, CREAS e Órgão Gestor!
Comunicação - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Tanabi