Segundo o que informa a Secretaria Municipal de Saúde as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” tiveram saldo positivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi vem através desta publicação, agradecer a todos os enfermeiros, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e recepcionistas da rede municipal, que participaram das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

Houve também uma parceria com as escolas técnicas: Centro Educacional de Tanabi (CET) e Centro Paula Souza de Monte Aprazível, que auxiliaram os profissionais da rede, com trabalhos desempenhados pelos estagiários do curso de técnico de enfermagem monitorado pelos seus docentes, agradecemos a direção das escolas e suas respectivas coordenadoras dos cursos que nos apoiaram prontamente nesta parceria.

Os trabalhos de sábados foram desenvolvidos em 3 Estratégias de Saúde da Família e 1 Centro de Especialidades, com abertura aos sábados das 07h00 às 15h00,  para dar acessibilidade à população. As unidades participantes foram: ESF Milton Martins perches, ESF Oswaldo Federico, ESF João Batista Toledo Leme e Centro de Especialidades “Ero Bula”.

Vale ressaltar que todas as Unidades de Saúde do Município foram envolvidas na campanha com divulgação das campanhas e disponibilização de profissionais, inclusive os 3 distritos da Zona Rural.

No “Outubro Rosa”, foi feita uma parceria com Secretária da Educação, no qual foram realizados exames de Papanicolau nos professores de rede de ensino do município.

Foram realizados no total, 247 exames Papanicolau, 110 exames de mamografias, 112 testes rápidos de HIV e 104 exames de sífilis, totalizando 573 procedimentos.

No “Novembro Azul” foram desenvolvidas ações como: cálculo de IMC, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV e sífilis, eletrocardiograma de acordo com a necessidade e solicitação de exames de PSA, colesterol, triglicerídeos, glicemia, ácido úrico e hemograma. Totalizando 166 atendimentos de consulta de enfermagem e 595 exames de sangue, 50 eletrocardiograma e 120 exames de HIV e 110 de sífilis, totalizando 875 exames de “check up”.

Vale ressaltar que a campanha “Novembro Azul” é inédita no município com trabalhos aos sábados.

Segundo a Secretária de Saúde Rosana Gonzalez, a prevenção é o melhor caminho, pois o diagnóstico precoce das doenças contribui com o sucesso do tratamento.

Comunicação - Secretaria Municipal de Saúde

30/11/2017