Começou a terceira fase da Vacinação Contra Influenza. Prevenir é o melhor remédio!

Começou a terceira fase da Vacinação Contra Influenza. Prevenir é o melhor remédio!

 

A Prefeitura Municipal de Tanabi, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, está realizando a 22º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 22 de maio de 2020.

 

QUEM DEVE PROCURAR AS UNIDADES DE SAÚDE?

 

3ª fase - 09/05

• Professores das escolas publicas e privadas
• Crianças de 6 meses a menores de 06 anos
• Gestantes
• Puérperas
• Povos indígenas
• Adultos de 55 a 59 anos de idade
• Pessoas com deficiência

 

         Quem perdeu a oportunidade e ainda não se vacinou, e faz parte da 1º ou 2º fase, pode procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e tomar a vacina.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa são trivalentes, que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes. A Secretaria Municipal de Saúde de Tanabi em 2020 tem a meta de vacinar pelo menos de 90% dos grupos prioritários.

 

Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde / Adriana Paula de Oliveira Gasques - Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SMS Tanabi