CAPS DE TANABI COMEMORA “JANEIRO BRANCO” ATENDENDO EM MÉDIA 150 PACIENTES MÊS.

CAPS DE TANABI COMEMORA “JANEIRO BRANCO” ATENDENDO EM MÉDIA 150 PACIENTES MÊS.

Unidade Centro De Atenção Psicossocial está ativa desde 2019 e mais do que nunca em tempos de pandemia, é fundamental para a saúde do município.

 

Da Assessoria

 

“JANEIRO BRANCO” VOCÊ SABE O QUE É? O mês de janeiro foi escolhido como mês da campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Justamente por que é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.Acampanha foi criada por psicólogos de UberlândiaMinas Gerais, e busca incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes.

Em tempos de pandemia, trazendo mudanças significativas para as nossas vidas com o isolamento social e o distanciamento das pessoas que nos fazem bem, é importante estarmos atentos ao nosso bem-estar emocional.

Em Tanabi, contamos com o Centro De Atenção Psicossocial, o CAPS. A unidade conta hoje, com atendente, segurança, técnica de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga, psiquiatra, serviços gerais e enfermeira que é a coordenadora.

 

O QUE É O CAPS 1? –O CAPS 1, É Centro de Atenção Psicossocial de constituído por equipe multidisciplinar, como acima citado, que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas de qualquer faixa etária que apresentem sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida em nossa área territorial.

 

O CAPS tem papel estratégico e fundamental na articulação de ações, trabalhando em rede com as equipes da saúde como, ESFs/ Agentes Comunitários/CRAS e CREAS, assim como outras políticaspúblicas necessárias para o bem-estar do paciente.  O cuidado no âmbito do CAPS, é desenvolvido por intermédio de projeto terapêutico singular (PTS), envolvendo em sua construção a equipe, o paciente, sua família, acompanhando o paciente em sua história, realidade atual, cultura e projeto de vida cotidiana.O atendimento do CAPS é realizado em ambiente de “portas abertas”, acolhedor, de fácil acesso e acessibilidade. Onde paciente ou qualquer indivíduo que mantemvínculo com o mesmo, podem ser imediatamente atendidos. Atende também encaminhamentos da rede de atendimentos do município, desde que o paciente resida em Tanabi.

 

As ações do CAPS são desenvolvidas com acolhimento, atendimento individual, em grupos de pacientes e ou familiares, familiar individual, comunitárias, visitas domiciliares, consulta médica domiciliar (quando necessário), matriciamento semanal com os ESFs do município, encaminhamentos para rede de atenção do município, orientações, medicação domiciliar quando necessário dentre outros. Inaugurado no dia 27 de junho de 2019, o CAPS fica na rua Capitão Daniel da Cunha Morais 754, centro, atende de segunda à sexta-feira das 7:00hrs às 17:00hrs sem fechar para horário de almoço.